Voto no exterior em deputados é tema de debate em comissão do Senado

Voto no exterior em deputados é tema de debate em comissão do Senado IMAGE
senador Nelsinho Trad (PSD-MS) é o presidente da CRE (Foto: Agência Senado)

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 5/2005, que estende aos brasileiros residentes no exterior o direito de voto em eleições majoritárias é o tema da audiência pública interativa que a CRE Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional) realizará nesta terça-feira (24).


O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da CRE, comanda a audiência pública. 


Além do ex-senador Cristovam Buarque, um dos autores da PEC, foram também convidados para a audiência a embaixadora Maria Luiza Ribeiro Lopes da Silva, diretora do Departamento Consular do Ministério das Relações Exteriores, Ester Sanches-Naek e Jorge Costa, representantes de comunidades brasileiras no exterior.


A proposta, arquivada ao fim da legislatura anterior, tramitava desde 2005 e chegou a ser aprovada em primeiro turno em 2009. Cristovam justificou a proposição argumentando que a impossibilidade de os brasileiros no exterior elegerem deputados “pode favorecer o distanciamento entre cidadãos do Brasil e o seu país, sua nação, seu povo, quebrando os vínculos políticos, sociais e afetivos que ligam a pessoa à sua pátria”.


A reunião da CRE está marcada para às 11h. As informações são da Agência Senado. 


Banner Lateral (1)
ouça online
Banner Lateral (2)