Veja dicas para o segundo dia de provas do Enem

Veja dicas para o segundo dia de provas do Enem IMAGE

Neste domingo (10), 52.721 candidatos que compareceram ao primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso do Sul farão as provas de matemática e ciências da natureza. Apesar de não valer para utilização de notas, os 17.655 inscritos que faltaram no domingo passado podem realizar o exame como forma de autoavaliação.

Horários de abertura e fechamento dos portões continuam os mesmos. No Estado, portões dos locais de prova serão abertos às 11h e fechados ao meio-dia. Início das provas será às 12h30 e término às 17h30, no horário de MS. Após o fechamento dos portões, não é permitida a entrada de nenhum candidato.

Para revisar o conteúdo e tirar dúvidas sobre o conteúdo de exatas, um aulão será realizado neste sábado (9), a partir das 7h30, no Bloco 5 da Universidade Uniderp localizada na Avenida Ceará. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição. 

No segundo dia de aplicação, os estudantes terão meia hora a menos, ou seja, cinco horas para resolver todas as questões da prova.

O Enem começou a ser aplicado no último domingo (3), quando os participantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação, com o tema “Democratização do acesso junto ao cinema no Brasil”.

O gabarito oficial do Enem será divulgado no dia 13 de novembro. A nota do Exame serve como critério de admissão em universidades públicas do País, seja entrada direta ou por meio do ProUni, Sistema Unificado de Seleção (Sisu) ou Fies. 

GUIA DO ENEM 2019

As regras para o segundo dia de provas são as mesmas do primeiro dia. Correio do Estado preparou um guia para tirar suas dúvidas. Veja dicas e saiba o que é permitido e proibido no dia da prova. 

- Devido ao fuso horário, o candidato deve ficar atento aos horários de fechamento dos portões. Como informado acima,  no Estado, portões dos locais de prova serão abertos às 11h e fechados ao meio-dia. 

- O local de aplicação da prova é o mesmo onde o candidato realizou o exame no último domingo.  

- Mesmo já conhecendo o trajeto, é importante verificar com antecedêcia a logística e sair de casa com bastante antecedência para evitar imprevistos.

- O cronograma de estudo varia para cada participante, mas faltando pouco para o exame, a dica é apenas revisar o conteúdo para estar com a mente descansada e ter maior concentração no dia da prova. 

- É obrigatório que o candidato apresente documento oficial de identificação com foto, que pode ser RG, passaporte, carteira nacional de habilitaçaõ ou outros documentos que constam no edital. O documento deve ser apresentado em seu original e não serão aceitas cópia autenticada ou versão eletrônica.

- O candidato pode levar celular, mas o uso é proibido durante o teste e equipamento, assim como outros pertences que o estudante levar devem ser guardados em envelope porta-objetos que ele receberá antes de entrar na sala de aplicação do exame. Os equipamentos eletrônicos devem ser guardados desligados e, caso haja qualquer sinal de funcionamento, o candidato é excluído. O envelope será lacrado, identificado e mantido sob a carteira até a saída definitiva da avaliação.

- Para fazer a prova, é permitido apenas o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Caso o gabarito seja preenchido com caneta de outra cor, o candidato é eliminado. Isto porque o leitor que faz a correção da prova reconhece apenas a cor preta. Quanto ao material transparente, é medida para evitar que o candidato guarde colas no tubo da caneta.

- Apesar de ser permitido apenas o uso de caneta preta, não há limitação no número de canetas que o candidato pode levar e é recomendado levar uma ou mais de reserva para evitar problemas por conta de falhas, por exemplo.

- Na sala de provas, não é permitido que o candidato porte ou use boné, fones de ouvido, relógio, óculos escuros, calculadoras, pen drive, livros, folha de rascunho, chaves, lápis, corretivo, borracha, armas de qualquer espécie, entre outros.

- Lanches e bebidas são permitidos para consumo durante a prova, mas todos os alimentos passam por avaliação do aplicador do exame.

- Assim que receber o cartão de provas, é imprescindivel se concentrar para fazer o exame e preencher tudo corretamente. Leia as questões com atenção e tenha atenção redobrada ao passar as respostas do rascunho para o gabarito. Não são permitidas rasuras. Faça a prova no seu tempo, mas fique atento ao tempo de duração para não correr o risco de não conseguir terminar.

- Gabarito oficial será divulgado pelo Inep no dia 13 de novembro, no site e aplicativo do Enem e no Portal do Inep.

- Resultados individuais serão divulgados em janeiro de 2020. Para acessar, é necessário o CPF do candidato- Já para os treineiros, que fazem o Enem para autoavaliação de conhecimentos, a divulgação será 60 dias após os resultados individuais.

Todas as informações individuais, como cartão de confirmação, local de prova e posteriormente os resultados, estão disponíveis em edital no site do Inep.

Banner Lateral (1)
ouça online
Banner Lateral (2)