Novas regras para tirar CNH entram em vigor nesta segunda-feira

Novas regras para tirar CNH entram em vigor nesta segunda-feira IMAGE

As novas regras para formação de condutores entram em vigor nesta segunda-feira (16) em todo o País. As mudanças foram publicadas na resolução n°778/2019 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e preveem, entre outras alterações, a não obrigatoriedade do uso de simulador nas autoescolas e a redução na carga horária de aulas práticas noturnas.

 

Conforme a Chefe de Divisão de Supervisão de CFC do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Glaucimara Hova, com a nova norma, não é mais obrigatório o uso de simuladores para a categoria B. “Apesar disso, as autoescolas devem disponibilizar o equipamento para os alunos que desejam utilizá-lo antes das aulas práticas”, comenta.

 

Glaucimara ressalta que os condutores devem conferir se as regras estão sendo cumpridas, tanto para quem iniciar o novo processo, quanto para os que já estão em andamento.

 

Carga horária menor
Com o uso facultativo do simulador, a carga horária necessária de aulas práticas será de 20 horas/aula. Caso o condutor opte por usar o aparelho, ele poderá cumprir 5 horas/aula no simulador e as outras 15 horas/aula em vias públicas.
Já para a inclusão da categoria A, o curso prático volta a ser de, no mínimo, 15 horas/ aula.

 

Aula prática noturna reduzida
Quem quer tirar carteira de habilitação nas categorias A B não precisará mais cumprir 5 horas de aulas à noite: a partir de agora a exigência é para apenas 1 hora/aula noturna.

Banner Lateral (1)
ouça online
Banner Lateral (2)