Executivo envia PEC sobre previdência social dos servidores públicos de MS

Executivo envia PEC sobre previdência social dos servidores públicos de MS IMAGE
Documento foi apresentado na sessão ordinária desta terça-feira (Foto: Luciana Nassar)

Passou a tramitar, nesta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o PEC (Projeto de Emenda à Constituição) 7/2019 para alterar a redação e acrescentar dispositivos à Constituição Estadual, a fim de modificar o Sistema de Previdência Social e estabelecer regras de transição e disposições gerais e transitórias.


De acordo o documento, o objetivo da proposta é igualar as disposições previdenciárias do Estado às normas federais, em consonância com a recente aprovação da Emenda Constitucional 103, de 12 de novembro de 2019. 


Além disso, a proposta também pretende conferir aos servidores públicos, detentores de cargo efetivo do Estado de Mato Grosso do Sul, o mesmo tratamento que foi atribuído aos da União, quanto às regras de concessão de aposentadoria e de pensão por morte, por serem todos vinculados a RPPS (Regime Próprio de Previdência Social).


A justificativa da proposta aponta que adoção de tais medidas “é imprescindível para a busca da sustentabilidade do sistema previdenciário de Mato Grosso do Sul, tendo em vista que esses parâmetros permitem a construção de um novo modelo capaz de fortalecer o regime próprio de previdência estadual”.


Também consta no documento que os recursos obtidos com as contribuições previdenciárias dos servidores e a contrapartida patronal, além daqueles provenientes da compensação previdenciária com o RGPS, não são suficientes para financiar os benefícios a serem pagos. Como consequência, o déficit da previdência cresceu nos últimos anos. 


Em 2019, segundo o Governo Estadual, o déficit consumirá mais de R$ 220 milhões. 


“Mantidas as atuais regras, em apenas 10 anos, o déficit chegará a mais de R$ 700 milhões, o que tornará o Estado inviável”, conforme justificativa.

Banner Lateral (1)
ouça online
Banner Lateral (2)