Com uma área aproximada de 450 hectares, Município de Ivinhema lidera produção de Urucum em MS.

Com uma área aproximada de 450 hectares, Município de Ivinhema lidera produção de Urucum em MS. IMAGE

Municpio de Ivinhema  um  dos maiores produtores de  urucum de MS - Crdito Foto Paulo Csar


Município de Ivinhema é um dos maiores produtores de Urucum de MS - Crédito: Foto: Paulo César.

De acordo com membros do projeto Urucum do Brasil, Ivinhema é o maior produtor dessa planta no Estado de Mato Grosso do Sul, segundo a Sociedade Brasileira de Corantes Naturais. Atualmente, o município possui uma área de aproximadamente 450 hectares com a cultura do Urucum.

 

E mesmo com o registro de baixas temperaturas atrapalhando um pouco, a produção estimada para este ano em Ivinhema é de 300 toneladas, segundo informou a Reportagem do Grupo Medeiros de Comunicação, o Representante do Urucum do Brasil o Ivinhemense Edimilson Gonsalves.

 

Segundo ele, o produto já esta sendo colhido e transportado para varias regiões do País. Inclusive nesta sexta feira dia 22, mais dois caminhões serão carregados com 32 toneladas, no Barracão da Gleba Ouro Verde em Ivinhema e também serão transportados.  

 

Conforme técnicos da Agraer - Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de MS haverá ainda um aumento da área de plantio e a elevação da produtividade das lavouras existentes.

 

“Um dos pontos de partida para sucesso no setor agrícola de nossa região é a organização e a integração entre os produtores, e isso nós vemos que existe aqui em Ivinhema. O município se tornou referência na Agricultura Familiar”, já que a cultura do Urucum é uma ótima alternativa para a diversificação rural.

 

“A produção de urucum, o tradicional colorau, faz parte do projeto de diversificação rural, fortalecimento da agricultura familiar e geração de emprego e renda”, disse ontem, o Representante da Urucum do Brasil Edmilson Gonçalves.

 

Para quem não conhece, o urucum é uma planta originária da América do Sul, mais especificamente da região amazônica, e é usado amplamente na indústria alimentícia como corante de diversos produtos.


Banner Lateral (1)
ouça online
Banner Lateral (2)