Breno Dias garante vaga no Meeting de Judô de Base em São Paulo

Breno Dias garante vaga no Meeting de Judô de Base em São Paulo IMAGE
Breno Dias ficou na quarta posio e pode garantir lugar na Seleo de Base em fevereiro Foto DivulgaoACJBreno Dias ficou na quarta posição e pode garantir lugar na Seleção de Base em fevereiro (Foto: Divulgação/ACJ)

No último fim de semana aconteceu em Canoas, cidade localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, a Seletiva Nacional Sub-18 de Judô, a primeira competição a contar pontos para o Ranking 2020. Participaram da competição 543 judocas de 21 estados, mais o Distrito Federal, a maior Seletiva de todos os tempos organizada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), segundo a própria entidade.

Entre eles o judoca Breno Dias, da Associação Cano de Judô (ACJ), de Dourados, se destacou. O atleta terminou na quarta posição na categoria Pesado (+90 kg) e garantiu vaga no Meeting de Judô que acontece em fevereiro do ano que vem em São Paulo. O resultado ganha importância ainda maior por um detalhe: Breno, nascido em 2005, ainda é atleta Sub-15.

A campanha de Breno na Seletiva começou com vitória sobre o paulista Gabriel Braga e, na sequência, foi derrotado por Kaique Silva, da Associação Esporte Sem Fronteira do Brasil, de Minas Gerais. Kaique depois seguiu invicto e conquistou a medalha de ouro. Breno foi para a repescagem e venceu o catarinense Marcos Pereira, da Associação Videirense, e depois o paranaense João Apolinário, da Associação Maringaense de Cultura Física.

Europa

Com inúmeras medalhas em competições estaduais e regionais, Breno acumula também títulos ainda mais expressivo como medalhas de ouro no Brasileiro e Pan-Americano Sub-13, conquistada em Lima, no Peru, em 2017. Se repetir o desempenho no Meeting, pode passar a disputar competições ainda mais longe. O Meeting é o último passo para um judoca chegar à Seleção Brasileira de Base, podendo à partir daí disputar competições no Circuito Europeu.

Técnico do Breno desde quando o garoto entrou no esporte aos cinco anos, o Sensei Alexandre Cano aposta no trabalho ainda mais forte para um desempenho melhor na próxima etapa. "Apesar da idade, Breno tem se mostrado dedicado e focado nos objetivos e treinando cada vez mais sério. Agora os trabalhos serão diários, até três horas de treinos para apurar a força, a técnica e chegar em fevereiro ainda mais pronto", avalia.

Para conseguir vaga na Seleção Brasileira, precisa, pelo menos, estar entre os quatro primeiros colocados. Para isso, além da excelente preparação, Cano resume o que será preciso Breno fazer contra os melhores judocas do Brasil na categoria. "Agora é ir para o cacete, enfrentar todos de igual para igual", encerrou

Banner Lateral (1)
ouça online
Banner Lateral (2)